sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A liberdade e os candidatos

O que seria do mundo sem os veículos de comunicação? Como seriam informados os bilhões de habitantes do planeta? Você que está em casa, no carro, no trabalho agora, me ouvindo, não estaria sendo informado neste momento se a imprensa não existisse.
Além da finalidade de transmitir notícias, a imprensa tem um papel muito importante, que é a defesa dos direitos humanos. Denunciando as injustiças que acontecem ou podem acontecer. A imprensa é, sem dúvida, uma ferramenta de defesa da liberdade com que conta o cidadão.

Apesar da mudança no calendário, no dia 10 de setembro, foi celebrado o dia da imprensa. E este dia nos traz uma reflexão. A liberdade de imprensa é um patrimônio que deve ser respeitado. Infelizmente são vários os exemplos de políticos e empresários despreparados para lidar com a opinião de jornalistas. Esses políticos e empresários se valem, com freqüência, de Tribunais e do poder econômico, para tentar intimidar os jornalistas. Durante estas eleições vários órgãos de imprensa, foram e continuam sendo alvo de diversas ações de um candidato a prefeito. Lemos nos jornais também casos graves de perseguição e denúncias na tentativa de coibir a atuação e a liberdade de imprensa.

Os políticos precisam entender que optaram por se tornarem pessoas públicas. E que perseguir e fazer terrorismo gratuito com jornalistas é de uma imaturidade que não combina com quem se diz preparado para administrar uma cidade.

0 comentários:

Based on original Visionary template by Justin Tadlock
Visionary Reloaded theme by Blogger Templates

Visionary WordPress Theme by Justin Tadlock Powered by Blogger, state-of-the-art semantic personal publishing platform